terça-feira, 7 de junho de 2011

Entre Deuses e Monstros

Bom dia!
Hoje não vou postar um “textinho melodramático” que só vocês lêem (Ainda bem que alguém lê rsrrsrs)
Como vocês já sabem, eu amo ler, e sempre que terminar de ler um livro irei postar minha opinião, e coisas interessantes do livro.
Ontem terminei de ler “Entre Deuses e monstros” de Lia Neiva, escritora carioca.
Este livro é uma obra de grande importância em nossa literatura infanto-juvenil, facilmente encontrado nas bibliotecas das escolas (foi onde encontrei).
Lia Neiva nos da uma visão descentrada da mitologia grega, tendo como principal personagem Hípias um simples mortal, que tenta sobreviver “entre deuses e monstros”.
Conta também com mais dois personagens importantes: Orfeu o príncipe apaixonado que sai a procura de sua amada Euridice em Hades, o reino dos mortos.
E Teseu que sonha em ser herói e ter seu nome lembrado para sempre, para isso ele segue rumo ao Minotauro, a fim de matá-lo e assim obter a glória.
Dentro dessas três histórias Lia viaja pela mitologia, contando de forma descontraída seus mitos.
Eu sempre amei a mitologia grega, porém nunca havia lido um livro, onde pudesse entender todas as histórias, desde o começo de tudo a criação do Universo até Zeus e a Caixa de Pandora, para quem gosta de jogar vídeo game assim como eu, vai amar o livro, pois conta os mitos da maioria dos personagens de God Of War, podendo assim entender melhor as historias que se passam no jogo. (Lembrando que o livro é sobre mitologia e não sobre o jogo, é que lendo o livro, lembrei de varias situações do jogo).

Melhor trecho:

“Caminhei em sua direção e nossas mãos se encontraram. Foi como um toque de gelo e de fogo, uma sensação que arrepiava e queimava, foi como se o resto do mundo tivesse deixado de existir. Havia só nós dois! Que paixão!... Como ela é bela!... De uma beleza que ilumina; ela é incomparável!
Melhor frase:

“A paixão não vê limites, percalços, dificuldades, justifica loucuras, procura barganhas; explica todos os extremos.”

Curiosidades: (No final do livro tem um glossário, do qual separei os que mais chamaram a minha atenção.)


Atena (Minerva): Filha preferida de Zeus tinha como atributo a armadura, o escudo e a lança feitos de ouro.
Nascida das meninges do senhor do Olimpo, ela era a Deusa dos Olhos Glaucos por causa de seus olhos cinzas-esverdeados.

Atlas: Um dos sete titãs que apoiou Cronos na luta contra Zeus e seus irmãos. Depois da destruição de Cronos, Zeus o castigou, condenando-o a carregar o mundo. No século XVI um cartógrafo de nome Mercador desenhou a figura de Atlas com o mundo em seus ombros. Desse momento em diante, deu-se o nome “atlas’ a qualquer livro de mapas.

Cérbero: Guardião da Terra dos Mortos, cão do inferno de três cabeças, olhos flamejantes, cauda de dragão e pescoços e dorso de serpentes.

Eros (cupido): Jovem e travessa divindade do amor e do desejo, filho de Afrodite. Qualquer um atingido por suas flechas apaixonava-se pela primeira pessoa que visse.

Eos (Aurora): Titânida que presidia o amanhecer, irmã do Sol e da Lua, mãe do vento e das estrelas.

Édipo: Filho de Laio e Jocasta, reis da cidade deTebas, que o abandonaram - ainda criança –no alto de um monte, amarrado a grossas estacas, na tentativa de escapar de uma terrível profecia.Salvo por pastores, Édipo foi levado para a cidade de Corinto, onde foi adotado pelo rei.Já homem, numa consulta ao oráculo de Delfos, soube que mataria seu pai e casaria com sua mãe, fato que realmente aconteceu.Tornou-se herói quando espantou de Tebas a Esfinge, monstro que aterrorizava a região.Ao descobrir que se avia casado com Jocasta, Édipo vaou seus próprios olhos, passando a vagar cego pelas colinas, ajudado apenas por  Antígona, a filha de seu casamento incestuoso.

Hades (Plutão): Temido deus do Mundo Subterrâneo, do qual raras vezes saía. Sua carruagem era puxada por cavalos negros sinistros.
Hades, o Mundo Subterrâneo, conhecido também como inferno, Terra dos Mortos ou Mundo Inferior, local para onde iam as almas de todos os mortos, não importa se bons ou maus.

Moiras (Parcas): Três divindades, filhas de Zeus e da titânida Têmis, que determinavam a sorte de cada mortal e decidiam quando este devia morrer. Tinham atribuições diferentes: Cloto, no momento dos partos, tecia o fio da vida daquele que acabara de nascer e o desenrolava aos poucos através dos anos; Laquesis colocava, neste fio, a sorte – boa ou má – que a criança teria e, também, sorteava os nomes dos que deviam morrer; Átropos, cujo nome significa a “inflexível”, tinha a função de cortar o fio da vida dos sorteados para morrer.

Óbolo: Moeda que a família colocava na boca do morto para que ele pagasse a travessia do rio que circundava o Inferno. Sem este pagamento, o barqueiro Caronte se recusava a transportá-lo para o outro lado.

Prometeu: Bondoso titã que ensinou aos homens o segredo do fogo e que, por isso, foi castigado por Zeus.

Bom, espero que tenham gostado!

7 comentários:

  1. Parece ser um livro muito bom, mitologia grega é sempre cheia de mistérios e coisas impressionantes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindona, vim retribuir a visita e seguir o seu blog também!!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Realmente parece ser bom mesmo!!!
    vlwlw abraçoss

    ResponderExcluir
  4. Bela resenha, amo leitura, me interressei pelo livro, quando vc disse textos melancolicos, me vi nisso sauhsauhsahuhsa
    http://carloscandreva.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um ótimo livro! Me interessei bastante.
    http://prontaparacrescer.co.cc

    ResponderExcluir
  6. qntos nomes estranhos! rsrsrs
    ahh qroo le-looo!!!
    =)
    “A paixão não vê limites, percalços, dificuldades, justifica loucuras, procura barganhas; explica todos os extremos.”
    lindooo!

    ResponderExcluir
  7. É Lili também achei, agora estou lendo Pensar é transgredir, são cronicas da Lya Luft, ja separei alguns para postar no blog.
    Beijuss a todos!

    ResponderExcluir

Doe uma palavra amiga, ou uma critica construtiva.
Não custa nada e me ajudara a melhorar meus post.

“Desculpem se às vezes, escrevo errado ou não sigo uma regra de português

É que não mando em meus sentimentos, e tenho a leve impressão de que eles

Não foram à escola nenhuma vez!”

(By- Gi)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...